quinta-feira, setembro 20

A recusa do Papa Benedito XVI em receber Condoleeza Rice


Uma agência noticiosa estrangeira, veiculou uma notícia vinda do Vaticano, em que o Papa Benedito VXI, ao lhe ter sido solicitada uma audiência pela Secretária de Estado norte-americana, Condoleeza Rice, terá dito, por norma, não receber políticos, sobretudo durante o período de férias em Agosto, altura em que se encontava na sua residência, em Castelgandolfo, perto de Roma.
Este foi sobretudo um acto político da maior relevância, vindo da parte da alta autoridade eclesiástica católica, cujo poder se pretende fique o mais longe possível do poder político.
Ao que consta, em Março de 2003, nas vésperas da ofensiva militar ao Iraque, a Santa Sé fez deslocar aos Estados-Unidos, uma comitiva liderada pelo Cardeal Pio Laghi, no sentido de sensibilizar a administração Bush a não prosseguir com o seu plano imoral de invadir aquele país, ao que esta deixou claro não partilhar dos pontos de vista do anterior Sumo Pontífice sobre esta possibilidade. Do mesmo modo, referiu não se poder comprometer com a salvaguarda dos direitos dos cristãos iraquianos no âmbito de uma nova Constituição a entrar em vigor, no período posterior de estabilização.
A justificação então dada, oficiosamente, ao número dois do Vaticano, o Cardeal Tarcisio Bertone, ao visitar os Estados-Unidos em Agosto, foi a de que, pelo facto das forças da coligação não terem sido bem sucedidas quanto à segurança de todo o território do Iraque, era-lhes, de igual modo, impossível garantir a protecção do povo não muçulmano.

Sem comentários: